domingo, 5 de junho de 2016

Gestão de Portfólio

Gestão de portfólio proporciona métodos para seleção dos melhores projetos dentro de um determinando contexto.
Apesar de poucas empresas tentarem utilizar uma das duas formas de portfólio que apresentadas elas podem ser de muita ajuda e seu uso tem aumentado cada vez mais.


 Serão aqui apresentadas o resultado de duas técnicas.

1) Livre Associação: Que basicamente é, a realização da investigação de determinando aspecto do produto por meio de anotação de todas as ideias que surgem.

Ex: 
NOTAS
Peso
0
1
3
5
Redução de Custo
3
Nula
Baixa
Média
Alta
Melhoria de Qualidade
5
Nula
Baixa
Média
Alta
Complexidade de Instalação
3
Nula
Baixa
Média
Alta
Aumento de Produtividade
5
Nula
Baixa
Média
Alta
Custo de P&D para Realização
4
Nula
Baixa
Média
Alta
Tempo de Realização
3
Nula
Baixa
Média
Alta
Investimento de Capital
4
Nula
Baixa
Média
Alta
PRIORIDADE

IDEIAS
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
1
5
5
3
5
5
3
5
1
5
5
3
1
1
3
5
1
5
3
0
1
3
5
1
3
3
3
3
3
5
5
3
1
1
1
5
3
3
1
0
3
1
1
3
1
3
3
3
1
0
5
3
1
1
5
5
3
3
5
0
3
3
2
1
3
4
2
3
2
5

As ideias estão listadas abaixo:
1)
Bebedouro
2)
Ar Condicionado
3)
Cortinas
4)
Limpar Janelas
5)
Cadeiras Confortáveis
6)
1 Computador e 1 impressora
7)
Armários
8)
Mais Tomadas
9)
1 Som
10)
Aulas Dinâmicas

2) Matriz BCG: Que é o mapeamento quanto ao gerenciamento da evolução do ciclo natural do produto.

Ex:
Matriz BCG


STADLER, A. (Organizador). Desenvolvimento de produtos e métricas de marketing. Curitiba, 2013. Cap 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário