Desenvolver
produtos consiste basicamente em um conjunto de atividades por meio
das quais busca-se, a partir das necessidades do mercado e das
possibilidades e restrições tecnológicas, e considerando as
estratégias competitivas e de produto da empresa, requer a interação
entre diferentes domínios de conhecimento.
A
cadeia de informações dentro das empresas é de extrema importância
para que o processo de desenvolvimento do produto aconteça de forma
eficaz e efetiva. As informações de mercado e a busca constante de
dados para a elaboração dos produtos é o que determina o sucesso
das organizações frente aos seus concorrentes. A busca por
melhorias constantes é um processo crítico para a competitividade
da empresa, pois tem se tornado um dos processos-chave para a
competitividade da manufatura. Com o aumento da concorrência,
mudanças tecnológicas, diminuição do ciclo de vida dos produtos e
maior exigência por parte dos consumidores, dentre outros, exigem
das empresas agilidade, produtividade e alta qualidade, que dependem
necessariamente da eficiência e eficácia da empresa neste processo.
Sendo assim podemos dizer que o PDP é um processo de negócios que visa:
- Buscar as especificações de projeto do produto e do seu processo de produção;
- Considerar as necessidades de mercado, as possibilidades tecnológicas e as estratégias da empresa;
- Preparar a manufatura para iniciar a produção, e acompanha o produto pós-lançamento;
Para se obter melhores práticas do PDP o ideal seria reduzir custos, melhorar a qualidade dos produtos, reduzir o prazo do desenvolvimento, aumentar a flexibilidade e a confiabilidade e acima de tudo atender as necessidades dos clientes. Percebe-se que quanto melhor for este processo, maior a ampliação do ciclo de vida do produto, o aumento da participação no mercado será representativo, maior a margem de lucro e a melhora da imagem da organização frente aos usuários.
Parte desse texto está plagiada.
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