Nas empresas, é possível perceber a importância de conseguir a integração entre as atividades do PDP uma sinergia entre os processos, incluindo empresas, fornecedoras e clientes. Contudo, atingir esse nível de integração é muito difícil devido à natureza não estruturada do PDP.
Para um bom gerenciamento, o primeiro passo é enxergar a empresa com uma visão sistêmica e caracterizar o seu PDP, identificando sua evolução e possibilitando ações de melhorias. Para este fim, foi desenvolvido o Modelo Unificado de Referência por Rozenfeld que propõe o apoio aos profissionais e empresas neste desafio. Dentro do Modelo, é possível encontrar três macro-fases: pré, desenvolvimento e pós.
A primeira delas engloba todo o planejamento estratégico que envolve o produto/processo, avaliando as oportunidades e a demanda de mercado. Na segunda fase, chamada desenvolvimento, são especificados os projetos, os produtos são preparados para produção e, após todos os testes, o lançamento do mesmo. Na fase de pós desenvolvimento, engloba o acompanhamento do produto, suas melhorias e possível descontinuação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário