segunda-feira, 27 de junho de 2016

Melhoria do Processo de Desenvolvimento de Produtos



O que determina uma fase é a entrega de um conjunto de resultados, que, juntos determinam um novo patamar de evolução do projeto de desenvolvimento.
O planejamento estratégico deve ser trabalhado no pré desenvolvimento de um produto. Pode-se utilizá-lo para gerenciar mudanças de engenharia resultando na melhoria do processo de desenvolvimento de um produto. 

Como exemplo de atividade pode-se citar a análise de portfólio de produtos da empresa, revisando/ definindo metodologia de avaliação de portfólio, avaliando o posicionamento dos produtos, o desempenho dos produtos e as tecnologias e plataformas utilizadas, consolidando lista de ideias de novos produtos e analisando projetos.

Gestão de Portfólio ou Carteiras de Projetos


Similar a um acionista que investe em uma carteira ou portfólios de ações, o objetivo principal do time de planejamento estratégico de produtos é escolher os projetos a serem desenvolvidos e produtos que devem permanecer no mercado. 
Como resultado de uma decisão sobre cada projeto de produto ou produto da empresa pode-se propor:
REDIRECIONAMENTO – Mudança significativa no escopo do projeto
CONGELAMENTO – suspender o projeto até que ele possa ser retomado no futuro, do ponto em que se encontra. 
CANCELAMENTO   Abandonar ou matar um projeto.   
 
Os principais objetivos da gestão de projetos são:
  •   Maximizar o retorno financeiro;
  •   Alinhar com as estratégias da empresa;
  •   Balancear o portfólio de projetos.

As três técnicas básicas para gestão de portfólio são:
  • Modelos de Gráficos de Bolhas: é ótimo para balancear os projetos e ruim para alinhar com a estratégia da empresa.
  • Modelos Baseados em Notas (Score): mais flexível e possui a desvantagem de ser mais suscetível a erros de interpretação. Os três passos para utilização desse modelo são:
Passo 1 - Priorizando os critérios
Passo 2 - Analisando o projeto Família LCGB
Passo 3 - Comparando vários projetos

  • Análise do Valor Comercial Esperado – É uma ótima técnica para identificar os projetos que maximizam o retorno financeiro, mas é inadequada para apontar quais deles se alinham com a estratégia da empresa.Utiliza-se da seguinte maneira:

    • Análise do Valor Comercial Esperado é a avaliação por meio de modelos da matemática financeira, considerando o investimento, retorno e riscos.
    •   Utilizam os índices do Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR) e outros para medir a média (esperança) de retorno financeiro de cada projeto.
    •  O resultado é comparado e pode-se priorizar os projetos com o melhor retorno.
    •  Obtém-se o valor gasto em cada uma delas para cada projeto: CUSTO DO DESENVOLVIMENTO ($D) e CUSTO DO LANÇAMENTO ($L).
    • O time fará uma avaliação técnica para determinar a PROBABILIDADE DE SUCESSO TÉCNICO (PTS) E PROBILIDADE DE SUCESSO COMERCIAL (PCS).
    •  Deve-se calcular também o VALOR PRESENTE DA RECEITAS PREVISTAS (VPR).
    •  Dadas estas informações, é possível, então, calcular o VALOR ESPERADO (ECV) de cada projeto.

A tabela a seguir apresenta uma lista de projetos contendo algumas informações. Logo após, o melhor projeto empregando a técnica do Valor Econômico Esperado será identificado.




MODELO DE CÁLCULO
Produto A
ECV = (1.000.000,00 * 0,95 – 40.000.00) * 0,77 – 20.000,00 = 680.700,00

Produto B
ECV = (3.000.000,00 * 1 – 450.000.00) * 0,55 – 150.000,00 = 1.252.500,00

Produto C
ECV = (10.000.000,00 * 0,76 – 1.400.000.00) * 0,55 – 600.000,00 = 2.810.000,00

Produto D
ECV = (300.000,00 * 0,70 – 25.000.00) * 0,40 – 5.000,00 = 69.000,00

Produto E
ECV = (4.000.000,00 * 0,63 – 1.000.000.00) * 0,60 – 300.000,00 = 612.000,00

Nesse caso o projeto mais viável é o Produto C.





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