domingo, 19 de junho de 2016

Tipos de projeto de desenvolvimento do produto


Existem distintas formas de classificação do desenvolvimento do produto de acordo com a especificidade do setor e é baseada na necessidade de mudança do projeto em relação a projetos anteriores.
http://image.slidesharecdn.com/aula2-100816105532-phpapp01/95/aula-2-projeto-de-produto-21-728.jpg?cb=1282567451

Projetos Radicais (breakthrough)
São projetos que envolvem significativas modificações no projeto do produto ou processo existente.

Exemplo:

Os tablets, especificamente o iPad – primeiro modelo a ser lançado, são um exemplo de projetos de inovações radicais pois a idéia partiu dos modelos de iPods Touch e foi se aperfeiçoando até chegar no tablet – produto totalmente inovador com uma tecnologia diferente das já existentes.

http://blog.rdorval.com/wp-content/uploads/2014/01/ipad2b_v1.jpg

Projetos Plataforma ou Próxima Geração
Normalmente representam alterações significativas no projeto do produto e ou do processo sem a introdução de novas tecnologias e materiais, mas representando um novo sistema de soluções para o cliente.
Exemplo:

As várias versões existentes de processadores da Intel sempre apresentam tecnologias mais avançadas que as dos modelos anteriores, possibilitando melhor desempenho. 

http://quenotebookcomprar.com.br/wp-content/uploads/2014/07/evolu%C3%A7%C3%A3o-dos-seles-gera%C3%A7%C3%A3o-de-processador-intel-core.jpg

Projetos incrementais ou Derivados
Envolvem projetos que criam produtos e processos que são derivados ou com pequenas modificações com relação aos produtos já existentes. Esses projetos incluem versões de redução de custos e projetos com inovações incrementais nos produtos e processos. Requerem menos recursos, pois partem dos produtos ou processos existentes, estendendo sua aplicabilidade e ciclo de vida.

Exemplo:

Os sanduíches e batatas derivados da Versão Cheddar Mc Melt do McDonald’s

http://www.administradores.com.br/_assets/modules/noticias/noticia_106094.jpeg

No caso de países como o Brasil existe uma quarta categoria:

Projetos Follow-Source:
São projetos vindos da matriz ou de clientes e que serão adequados à realidade local. Envolve validação do processo, equipamentos, ferramentas, a produção do lote piloto e o início da produção. Não se trata de um projeto de produto, mas de uma pesquisa avançada que cria conhecimento para futuros projetos de produtos.

Exemplo:

Os veículos fabricados pela mesma montadora para atender diferentes países porque alguns países têm a circulação pela esquerda (mão inglesa).


http://www.dezeroacem.com.br/wordpress/wp-content/uploads/blogger/-VdPJxxMLvE4/TWR2OP1q5sI/AAAAAAAAFOQ/ASMHYsxtsoQ/s1600/NovoNewCivic2012_01.jpg http://www.usadosbr.com/img/ckfinder/images/2010_Nissan_Fuga_3.jpg

4 comentários: